domingo, 7 de junho de 2009

Treinamento de Força e Exercícios Aeróbios: Realizá-los juntos ou separadamente?

Muitas vezes, nas salas de Musculação, os alunos perguntam a seus professores se devem fazer o treino de Musculação junto com atividades aeróbias como Esteira, Elípticos e Bicicletas. A resposta para essa pergunta, na maioria dos casos, é sim!
Treinos de Musculação com os objetivos de aumento da resistência muscular, melhora do condicionamento físico e emagrecimento são totalmente compatíveis com o treinamento aeróbio. Com certeza, o treinamento na Esteira, Elíptico e Bicicleta irá ajudá-lo a atingir os seus objetivos.
A única ressalva para o treinamento de Musculação, aplicado na mesma sessão do treino aeróbio, é quando o objetivo é ganhar significativamente massa muscular. O potencial de ganho de massa muscular (hipertrofia) é reduzido quando se faz treinos aeróbios contínuos logo em seguida.
O treinamento na sala de musculação, com o objetivo de aumento da massa muscular, para ter os seus resultados otimizados, não deve ser realizado no mesmo momento do treino aeróbio contínuo. É melhor aguardar um período de 12 ou 24hs para fazer um treino aeróbio. Isso ocorre porque as reações bioquímicas do treinamento aeróbio atrapalham a síntese de proteínas que acarretarão em aumento da massa muscular.
Contudo, dentro de um planejamento de treino (diário, semanal, mensal) faz-se importante encaixar o treinamento aeróbio para o aluno. O treinamento aeróbio ajuda a diminuir/manter o percentual de gordura corporal e proporciona benefícios ao sistema cárdio-pulmonar do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário