sábado, 11 de abril de 2009

Musculação sob orientação: segurança e otimização dos resultados



Hoje, muitos condomínios e empresas instalam salas de Musculação em suas dependências com o objetivo de oferecer, aos moradores e empregados, a oportunidade de realizarem uma atividade física. É uma iniciativa extremamente positiva, desde que seja disponibilizado, além da sala de Musculação e seus aparelhos, um professor de Educação Física capacitado em orientar aos praticantes na realização de treinos seguros e direcionados aos objetivos individuais.
Em uma sala de Musculação, existe um número considerável de particularidades que devem ser consideradas na elaboração de uma ficha de treinamento. Deve-se considerar o nível de treinabilidade do aluno (se o aluno é sedentário ou fisicamente ativo); averiguar se o aluno possui experiência prévia com musculação ou não; deve-se considerar casos especiais (alunos cardiopatas, diabéticos, hipertensos, aluno com lesão em articulações, etc). O aluno deve responder a algumas questões relevantes (ex.: uso de medicamentos; fraturas anteriores; etc) e passar por uma avaliação física, para que seja averiguada as suas condições físicas iniciais. Periodicamente, o aluno deve ser reavaliado, afim de fornecer ao professor um indicativo sobre a eficiência do treino.
O aluno que treina sem orientação poderá desenvolver problemas posturais, devido a execução incorreta dos movimentos, bem como, inflamações nos músculos e tendões, caso o exercício exceda os seus limites de força, resistência e flexibilidade. Além desses problemas, o aluno pode treinar com cargas subdimensionadas, o que não ajudaria na obtenção dos resultados.
Assim exposto, visando a saúde, o bem-estar e aos diferentes objetivos dos alunos da sala de Musculação, faz-se necessário a presença de um professor de Educação Física capacitado para a prescrição de treinamentos individualizados.


  • Você deseja colocar um profissional competente para orientar os treinos na sala de Musculação de sua empresa ou condomínio? Fale conosco.
Corporale - Atividades Físicas Orientadas
(19) 9259-9775 / corporale@bol.com.br

domingo, 5 de abril de 2009

Ginástica Laboral


O trabalhador que passa muitas horas sentado em frente ao computador, aquele que realiza atividades que necessitam carregar sobrepeso, atividades prolongadas na posição em pé e profissionais que realizam movimentos repetitivos, apresentam a predisposição a problemas ocupacionais e tendem a sentir fortes dores nos membros superiores, inferiores e, principalmente, dores na coluna e pescoço. Estas dores quando se agravam levam às faltas ao trabalho e afastamentos, em alguns casos (tendinites, miosites, hérnias de disco, entre outras). Além disso, diminuem a motivação, aumentam o estresse e levam a uma queda de produtividade.
A Ginástica Laboral (GL) é uma prática de exercícios de fácil execução, realizados no próprio local de trabalho, elaborados para compensar e prevenir o estresse, problemas osteomioarticulares e posturais, melhorando a qualidade de vida. Trata-se de uma ginástica realizada no início do expediente, usando as mesmas roupas utilizadas no dia a dia, como preparação para o trabalho, ministrada por professores de Educação Física. A Ginástica Laboral tem como principais objetivos:
Reduzir a fadiga muscular;
Promover a integração entre os funcionários;
Aumentar a motivação e disposição para o trabalho;
Proporcionar maior controle do estresse;
Reduzir o número de afastamentos por LER/DORT*;
Aumentar a produtividade;
Reduzir o nº de erros/falhas;
Melhorar a imagem da empresa;
Reduzir as dores musculares;
Reduzir o nº de acidentes de trabalho;
Reduzir o nº de faltas;
Reduzir os gastos com medicamentos, planos de saúde e consultas médicas.
Promover a consciência corporal;
Promover saúde e bem estar;
Reeducar a postura corporal;
Melhorar a qualidade de vida;
Desenvolver hábitos de vida saudável.

*LER/DORT - Lesão por esforço repetitivo/ DORT – Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho

  • Ficou interessado em colocar um programa de Ginástica Laboral em sua empresa?
    Fale conosco.
    ctt.: (19) 9259-9775
    corporale@bol.com.br