Hoje, muitos condomínios e empresas instalam salas de Musculação em suas dependências com o objetivo de oferecer, aos moradores e empregados, a oportunidade de realizarem uma atividade física. É uma iniciativa extremamente positiva, desde que seja disponibilizado, além da sala de Musculação e seus aparelhos, um professor de Educação Física capacitado em orientar aos praticantes na realização de treinos seguros e direcionados aos objetivos individuais.
Em uma sala de Musculação, existe um número considerável de particularidades que devem ser consideradas na elaboração de uma ficha de treinamento. Deve-se considerar o nível de treinabilidade do aluno (se o aluno é sedentário ou fisicamente ativo); averiguar se o aluno possui experiência prévia com musculação ou não; deve-se considerar casos especiais (alunos cardiopatas, diabéticos, hipertensos, aluno com lesão em articulações, etc). O aluno deve responder a algumas questões relevantes (ex.: uso de medicamentos; fraturas anteriores; etc) e passar por uma avaliação física, para que seja averiguada as suas condições físicas iniciais. Periodicamente, o aluno deve ser reavaliado, afim de fornecer ao professor um indicativo sobre a eficiência do treino.
O aluno que treina sem orientação poderá desenvolver problemas posturais, devido a execução incorreta dos movimentos, bem como, inflamações nos músculos e tendões, caso o exercício exceda os seus limites de força, resistência e flexibilidade. Além desses problemas, o aluno pode treinar com cargas subdimensionadas, o que não ajudaria na obtenção dos resultados.
Assim exposto, visando a saúde, o bem-estar e aos diferentes objetivos dos alunos da sala de Musculação, faz-se necessário a presença de um professor de Educação Física capacitado para a prescrição de treinamentos individualizados.
- Você deseja colocar um profissional competente para orientar os treinos na sala de Musculação de sua empresa ou condomínio? Fale conosco.
Corporale - Atividades Físicas Orientadas
(19) 9259-9775 / corporale@bol.com.br
(19) 9259-9775 / corporale@bol.com.br

