Atualmente, devido ao desenvolvimento das tecnologias, à redução dos espaços públicos de lazer, ao aumento da violência e da criminalidade e à necessidade dos pais ficarem horas no trabalho, as crianças tem sido cada vez menos estimuladas a movimentarem-se. O vídeo-game, os desenhos animados e o computador lhes fascina cada vez mais e assim, as crianças ficam praticamente imóveis. A rua já não é segura para brincar e os quintais das casas e apartamentos estão cada vez menores.
Há alguns anos, ainda brincava-se na rua. Pião, pipa, bicicleta, pula-corda, patins, skate, etc. Hoje, a realidade é diferente. As crianças tem o seu tempo preenchido com aulas de inglês, informática, música, entre outras, na esperança de se tornarem jovens capacitados, com melhores possibilidades de uma boa colocação no mercado de trabalho.
Mas, e o corpo? O corpo sofre sentado em uma cadeira ou um sofá. Brinca-se sentado no chão da sala com a coluna torta, mexendo somente os dedos da mão, sem a companhia de outras crianças.
A obesidade infantil só aumenta. A televisão desperta o desejo por fast-foods e brinquedos eletrônicos.
Diante deste contexto de modernidade e sedentarismo, a Educação Física se destaca como área de conhecimento de extrema importância para a redução dos problemas relacionados a inatividade do corpo.
O objetivo das aulas de Educação Física na infância deve ser o de propiciar o desenvolvimento integral da criança (aspectos social, psicológico, cognitivo e físico), explorando o ato de movimentar-se através dos jogos e brincadeiras.
As brincadeiras e os jogos têm por finalidade estimular a locomoção (andar, correr, engatinhar, rastejar, saltar, rolar); a manipulação de objetos (arremessar, receber, chutar, quicar); e os aspectos sociais e psicológicos relativos a essas práticas (convívio em grupo, tomada de decisão, amizade, respeito, cooperação, competição, vitória, derrota, etc). Os alunos são estimulados a realizar diferentes tipos de movimentos e manuseiam diversos objetos (bolas, raquetes, etc) com a finalidade de atingir alguns objetivos pedagógicos previamente planejados e refletidos. Assim, as crianças adquirem as habilidades motoras, desenvolvem a criatividade e a capacidade de relacionarem-se bem uns com os outros.
As aulas de Educação Física facilitam às crianças para a aprendizagem dos esportes e maior participação nestes, dado ao ganho de coordenação motora, maior compreensão, melhora das capacidades físicas (velocidade, força, flexibilidade, resistência) e permitirão um futuro longe da forte tendência ao sedentarismo da nossa sociedade.
sábado, 9 de maio de 2009
Assinar:
Comentários (Atom)
